A fotógrafa


Maria Davison.
Eterna despassarada e desde ’89 com a cabeça nas nuvens.
Sofro de um desejo (quase) incontrolável de abraçar todos os animais que se cruzam no meu caminho, o que não é uma coisa má… Não fosse eu alérgica a cães e a gatos.
Uma fotógrafa de animais alérgica a animais. 
Sentem a ironia?
Eu sinto. Todos os dias.
O aspirador tornou-se no meu melhor amigo e gasto uma pequena fortuna todos os meses em rolos autocolantes para tirar os pêlos da roupa.

Sou licenciada em Artes Plásticas onde dei os primeiros passos na fotografia mas a paixão por fotografar animais só nasceu mais tarde quando, num dia de arrumações chuvoso, encontrei a minha câmara e passei o resto da tarde a fotografar os peludos cá de casa.
Nunca mais parei.

Investi muitas horas num curso profissional, em workshops de fotografia de animais e tirei muitas (mas mesmo muitas!) fotografias aos meus 4 patas e aos de amigos. Em Outubro de 2016 ganhei coragem e criei o projecto ‘basti | pet photography que já fervilhava cá dentro desde 2014.

Em Julho de 2017 fui a vencedora do Dog Photographer Of The Year, a maior competição de fotografia de cães do mundo, onde venci também a categoria ‘Man’s Best Friend ‘ com esta fotografia.

Porquê ‘basti ?

‘basti era a alcunha de um cão muito especial cá de casa.

O Sebastião – o janota na fotografia de cima – era um grande mariquinhas, o cão mais awkward de sempre, o mais pacholas, o mais totó, o mais sensível e o mais carinhoso.
Era um gigante de coração mole e provavelmente o cão mais especial de sempre.

Quando morreu, mesmo antes de começar este projecto, partiu-me o coração que não pudesse fazer parte disto comigo. Connosco. Dar o seu nome a este projecto tão especial para mim pareceu-me a forma mais bonita de o lembrar para sempre.
E assim, de certa forma, faz parte disto comigo e connosco.